top of page
Buscar

E a quimio, hein?! Quantas dúvidas!

  • Foto do escritor: beldavilamestredes
    beldavilamestredes
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de ago.

Começou o zum, zum, zum. Dia 6 será a tua primeira quimioterapia. Serão seis ciclos de quimioterapia. Cada ciclo terá seis bolsas de quimioterapia. Serão 116 horas de quimioterapia a cada ciclo.Quimioterapia..... quimio, quimio, quimio.....Afinal, que bicho papão é esse?!

Na noite anterior ao início do tratamento, não consegui dormir direito. Fantasmas com bolsas de medicamentos espetadas no braço rondavam meus pesamentos.

ree

Difícil ser jogada em tantas informações, com o pensamento nublado por uma angústia indizível. Havia passado mais de duas semanas desde o diagnóstico, já estava bem consciente da gravidade do caso. Alguns exames assustavam, outros alentavam. Nada, porém, alterava a sensação do buraco profundo no peito a cada dia que me olhava mais magra frente ao espelho. A hora chegou. Vamos ao começo de tudo.

Menos assustador do que eu havia visto tantas e tantas vezes em filmes. Sim para todos os sintomas: perda de cabelo, enjoo, dor de cabeça, um certo catatonismo e muita vontade de ficar quieta. Mas nenhuma montanha tão alta a ponto de ser impossível percorrê-la. Alguns arranhões ao fim da cada percurso e nehum tão fundo a ponto de me fazer desisitir. A cada ciclo, um pouco de ganho de peso, mostrando que a doença começava a ser controlada. Domada de todo? Não sabia, mas contida a ponto de eu poder caminhar sozinha sobre minhas pernas e de comer um prato de comida inteiro, similar a uma conquista do primeiro ano de vida.

Quando me senti melhor, lá pelo 3o ciclo, depois de 18 bolsas de químio, pensei que haveria de ter uma maneira menos assustadora de falar com o paciente sobre a tão devastadora quimioterapia: "Olha, seu tratamento vai começar. Seus medicamentos são especiais, por isso vêm em bolsas amarelas. Os efeitos adversos que podem transcorrer são contornados, Fique bem tranquila". Pronto, disse tudo sem dar nome feio ao temido bicho papão.

Porque quimioterapia virou palavrão que revolve a cabeça de qualquer ser humano. Alguém nessa condição, certamente (!) não está num bom período de saúde. Imagina você saber que vai ficar 5 dias plugado direto, 24 horas, sem tirar para tomar banho, dormir ou respirar aliviado. E tem que reagir depressa. E aceita que dói menos. E foi isso que eu fiz.

Não quero nem de perto me colocar em posição de jornada de herói. Sou um pouco reticente sobre essa tal caminhada de alguém que se superou. Nossas vidas são momentos e nunca teremos a certeza de como vamos atravessá-los. A verdade é que eu consegui passar pela dor contando com a família e amigos ao meu lado; e toda a equipe médica.

Não largaram minha mão e eu sobrevivi.

Começa um novo jeito de viver. Comecei a caminhada com as dúvidas numa mão e a esperança na outra. Não foi uma fé cega, sempre soube do tamanho do problema. Continuar caminhando é a melhor alternativa.

Sigamos.

 
 
 

Comentários


bottom of page